A roupa feminina está cada vez mais democrática e fácil de seguir. Já vai longe, e tarde, o tempo em que a ditadura da moda feminina impunha o que usar para todas. Mesmo assim, as tendências estão sempre presentes quando se trata de moda e por mais que cada uma siga seu estilo, as opções serão aquelas disponíveis nas lojas de roupas femininas. Em outras palavras, por mais que se tenha liberdade, ela irá somente até onde cada revista feminina ou as lojas de roupas femininas deixarem. Afinal, são elas que previamente escolhem, editam e, em última instância, tornam acessíveis ou não o que alguém produziu. O mesmo vale para bolsas feminina e sapatos feminina.
É claro que o ideal é não ser uma “escrava” da moda, mesmo para quem adora novidades e segue (sempre primeiro!) todas as tendências de roupa feminina. A verdade é que é melhor ter um guarda-roupa básico, com modelos feminina que permitem muitas variações, mas que também admita com facilidade as novidades que aparecem nas lojas de roupas femininas ou na revista feminina Assim, essas novidades podem ser incorporadas com sucesso ao dia-a-dia.
E os modelos femininos básicos não precisam ser chatos ou “sem personalidade”. Também aqui vale dar o toque de sua personalidade, gosto e estilo de vida. Afinal, a roupa feminina, como já comentamos, é hoje o terreno fértil da liberdade e da opção. Então, ao montar seu guarda-roupa básico ele será seu e de mais ninguém. Para fazer isso, você pode usar simplesmente seu instinto, seu “feeling”, e escolher as peças que terão uso constante em seu cotidiano. Ou você pode optar por uma abordagem mais racional e organizada. Uma das maneiras de fazer isso é usando o princípio dos “clusters”.
Em moda feminina, dado o grande número de opções oferecidas a cada estação, a idéia do “cluster” pode ser muito útil. Um “cluster” é basicamente um conjunto de peças que funcionam perfeitamente entre si e que quase sempre são as roupas femininas mais adequadas ao tipo de atividade que você faz com mais freqüência no seu dia-a-dia. É claro que clusters podem ser montados com modelos feminina para várias facetas da sua vida – trabalho, casual, baladas, viagens, etc.
A vantagem desse sistema é que ele permite que você mantenha um guarda-roupa básico e eficiente e possa incorporar, a cada estação, o que as lojas de roupas femininas estão vendendo. Aquela blusa linda que você viu na revista feminina pode ser checada se combina ou não com o que você já tem. E muitas vezes, conforme seu estilo e gosto, a moda feminina será incorporada ainda mais sutilmente, através de bolsas feminina ou de um modelo divino entre os sapatos feminina que estiverem na vitrine.
Mas como funciona, afinal de contas, essa idéia? É simples – em cores neutras (branco, bege, cinza, preto, etc.) você escolhe roupas femininas simples e que combinam entre si. Na verdade você já viu esse princípio em funcionamento, centenas de vezes, em revista feminina. O cluster mais básico para trabalho, por exemplo, é formado por um terninho em cor neutra, uma saia, 2 ou 3 blusas, 2 sapatos diferentes, 1 bolsa e alguns acessórios. Modelos feminina que todas temos ou queremos ter em nosso guarda-roupa, certo?
Mas se para você isso parece pouco, imagine as combinações que podem ser feitas só com os itens acima! E como fica fácil introduzir uma nova peça da estação de modo a combinar com o que já existe. Assim, para um cluster de peças para o trabalho, se você for a uma loja de roupas femininas e comprar uma única blusa, um sapato feminina e um acessório, as novidades vão chamar a atenção, mas seu bolso não sofrerá nenhum rombo!
Se isso parece chato demais, nada mais longe da verdade – escolhendo bem os modelos de roupa feminina mais adequados, você faz com que cada uma delas “renda” mais com o que já existe no seu guarda-roupa e aquilo que parecia sem graça e repetitivo ganha novos ares. Afinal, a moda feminina é o campo ideal para experimentar e fazer tipo… Por isso, uma mesma calça preta pode ficar séria, descontraída ou sensual, conforme o que você escolher para acompanhar.
Mas isso não é novidade, certo? Novidade é o que os estilistas de moda feminina preparam para o verão 2008-2009. Então, vá ficando de olho nos editoriais de revista feminina e nos previews que já aparecem aqui e ali nas vitrines das lojas de roupas femininas. O verão promete!
Promete cores fortes, como pink, amarelão, verde, laranja. Muito bege também, que tanta cor ninguém agüenta o tempo todo. O macacão, em várias versões, é uma roupa feminina que vem com tudo. Mais uma vez, vale o bom senso, pois é uma peça que não combina com todas – e aqui estou me referindo mais a estilo de vida e personalidade do que ao número de tamanho na etiqueta. Bolsas femininas grandes e carteiras continuam inovando. E vem aí a echarpe de verão, vamos ver se nos trópicos pega. Afinal, nosso calor é de verdade!
Babados, grandes e pequenos, alguns mais trabalhados outros mais simples, estiveram presentes em quase todas as coleções e prometem dar um toque em todo tipo de roupa feminina, como blusas, saias e vestidos.
Enfim, agora é ficar de olho, pois as novas coleções já estão chegando às lojas de roupas femininas. Dê uma olhada nas vitrines, se informe vendo uma revista feminina que combina com seu gosto e ponha seu bom senso para funcionar. É uma delícia que toda mulher aprecia: “inaugurar” aquela blusa lindíssima ou um novo vestido que nos faz sentir o máximo. Isso, afinal de contas, é o melhor da moda feminina – a alegria de se achar linda…